Goiânia, 10 de maio de 2022. O Googlebot prefere as páginas em HTML ou em Blog? A pergunta foi feita a John Mueller, no SEO Office-hours, programa que o canal no Youtube, Google Search Central, publicou. Confira o evento na íntegra:
Na oportunidade, o especialista John Mueller respondeu às dúvidas dos participantes. Elas tratam sobre o sistema de otimização do Google e os mecanismos de pesquisa. Uma das perguntas tratava sobre a distinção que o rastreador poderia fazer entre páginas HTML e Blog.
Antes de passar a resposta de John Mueller, vale a pena destacar alguns links importantes sobre o assunto. O primeiro é a página de suporte do WordPress, uma verdadeira fonte de informações sobre a plataforma. Já o segundo trata sobre o Google Cloud e a possibilidade de receber os sites construídos no outro programa.
O que vamos aprender hoje?
Será que o Googlebot prefere as páginas em HTML ou em Blog?
A princípio, um dos participantes do Google SEO Office-hours fez uma pergunta a John Mueller. Ela aborda problemas e diferenças de indexação entre uma página em HTML e um Blog:
“Nosso site foi construído em HTML, enquanto o Blog foi em WordPress. No entanto, as postagens no blog não são indexadas pelo Google. Como posso corrigir o problema?”
Nesse caso, será que o Googlebot prefere as páginas em HTML ou em Blog? Vamos ver o que John Mueller respondeu.
São plataformas diferentes
Em primeiro lugar, John Mueller considera que as plataformas são diferentes. Contudo, em todas elas o desenvolvedor cria páginas em HTML. Nesse caso, o Googlebot não analisa o plano de fundo do site.
Aliás, mesmo que o desenvolvedor crie as páginas em WordPress, ou em outro tipo de plataforma, ao final elas são convertidas em HTML. Ou seja, o rastreador trabalha em cima dessa estrutura. Não há um diferencial, pois, ao final, todas são HTML.
No entanto, se há problemas de indexação e classificação, mas não há contratempos técnicos, então deve-se analisar o conteúdo. Sendo assim, o Googlebot analisa a qualidade do material. Na verdade, a avaliação da qualidade do site não depende da infraestrutura para a sua criação.
Portanto, no caso que John analisou, se as páginas de HTML tem classificações melhores que as do WordPress, então é provável que exista uma diferença na qualidade de conteúdo. Nesse caso, não vale a pena focar na infraestrutura do site, mas sim nos atributos do material.
Um dos caminhos para colher tais informações é através das pesquisas relacionadas à experiência do usuário. Ou, então, a qualidade do conteúdo. São meios importantes obter alguns dados capazes de mudar a comunicação no seu site.
Últimas considerações
Dessa forma, o Googlebot leva em consideração a qualidade do conteúdo e não a plataforma em que o site foi construído. Sendo assim, é sempre melhor se focar nas boas características do material, ao invés de problemas técnicos de infraestrutura. Afinal, o rastreador não dá preferência para as páginas em razão das plataformas de edição.
Veja as matérias:
- Sobre os dados estruturados e as perguntas frequentes
- O que fazer quando a desativação do JavaScript piora o site?
- Os bloggers podem plagiar o seu próprio conteúdo?
Por fim, o Googlebot prefere as páginas com conteúdo de qualidade, independente se foram construídas em HTML ou em Blog. Portanto, é melhor oferecer um material bom do que uma infraestrutura impecável. Afinal, a experiência do usuário tem mais relevância.