A saber, nos últimos 20 anos a tecnologia transformou o jornalismo. Assim, a Internet trouxe muitas inovações para os canais de notícias. Nesse sentido, o Google News investe em parcerias e desafios de inovação.
Recentemente, o vice-presidente do Google News, Richard Gringas, disse que a Big Tech deve ampliar suas relações com as entidades estatais e os canais de comunicação. Além disso, já estão abertas as inscrições para o 3º Desafio de Inovação na América Latina. São ações que buscam melhorar a interação entre o jornalismo e a tecnologia.
Veja as matérias:
- Bugs do Google Analytics não serão totalmente corrigidos
- Crie a página da sua empresa com o Google Sites
- Novidades no SERP; Google testa novos snippets
O que vamos aprender hoje?
Estão abertas as inscrições para o 3º Desafio de Inovação na América Latina
Recentemente, o Google abriu as inscrições para mais um desafio de inovação. O objetivo é auxiliar e financiar projetos e produtos inovadores criados por organizações, canais de notícias e jornalistas. Além disso, visa desenvolver modelos de negócios sustentáveis e diversificados na América Latina.
Dessa forma, os interessados têm até dia 7 de junho para fazer a inscrição e mandar suas propostas. O Google News Initiative divulgou todas as informações sobre o desafio, bem como os requisitos para participação. Os projetos premiados podem receber até US $250 mil para financiar as sugestões apresentadas.
Além disso, o projeto quer beneficiar as propostas de engajamento da audiência, novos métodos de distribuição de conteúdo, combate às fake news, dentre outros. No dia três de maio o Google realizará um evento online para responder todas as dúvidas. Em 2021, 8 projetos brasileiros foram premiados pelo desafio.
Google quer ampliar as parcerias com os canais de mídia
Ontem, o vice-presidente do Google News, Richard Gringas, discursou no evento online promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa. No seu pronunciamento, ele reforçou a necessidade de uma parceria que deve transcender a parte comercial para mudar, de forma benéfica, o ecossistema jornalístico. Nesse sentido, isso se deve a transformação acelerada do ambiente virtual.
Além disso, Richard afirma que nos últimos 20 anos o Google investiu bilhões de dólares no jornalismo digital. No entanto, algumas empresas sustentam que a Big Tech nada mais fez do que roubar conteúdo. Afinal, a empresa lucra com a divulgação do material jornalístico.
Em seguida, Gringas afirma que a regulamentação da Internet pode pôr em perigo a liberdade de imprensa. Por isso, ela deve ser muito bem estruturada ou poderá afetar todo o ecossistema jornalístico. Ressalta, ainda, que é importante proteger a imprensa da influência do governo, que pode desequilibrar o trabalho dos jornalistas.
Por fim, o vice-presidente do Google News afirma que o algoritmo já ajudou bilhões de usuários. Além disso, ele utiliza métodos transparentes e que toda a sua documentação está disponível ao público. Como se não bastasse, a Big Tech já firmou parcerias com grupos de comunicação para pagar pela exibição do conteúdo no snippet de notícias.
Recapitulando
Assim, o Google abriu as inscrições para o 3º Desafio de Inovação na América Latina. O objetivo é premiar os melhores projetos sobre inovações jornalísticas. Além disso, o vice-presidente do Google News, Richard Gringas, entende que é necessário a parceria entre a Big Tech, as entidades estatais e os principais canais de mídia.
Sendo assim, o Google News investe em parcerias e desafios de inovação. É uma oportunidade de fazer parte da mudança do ecossistema jornalístico. A cada dia fica mais clara a necessidade de construir uma presença robusta no ambiente online.