Goiânia, 03 de maio de 2022. Para início de conversa, no dia 29/04/2022, John Mueller apresentou mais um programa SEO Office-hours. Na oportunidade, o especialista do Google disse que não existe uma métrica de autoridade de domínio. Além disso, ressaltou que não há problema em fazer variações do mesmo conteúdo.
Dessa forma, hoje nós vamos te informar sobre os principais detalhes do programa. Além disso, o Google também fornece suporte sobre o domínio e a produção de conteúdo. Portanto, os sites de ajuda são ótimas fontes de conhecimento.
O que vamos aprender hoje?
Google SEO Office-hours
A princípio, no último Google SEO Office-hours, o especialista John Mueller respondeu às perguntas feitas pelos desenvolvedores que se cadastraram no programa. Nesta edição, o analista passou por mais de quinze questões. Portanto, vamos tratar aqui sobre uma delas.
Dessa forma, uma das perguntas foi sobre o conteúdo de formato longo, como um tutorial. Neste contexto, o material usaria trechos de códigos que já existem, mas numa peça diferente. Assim, a estratégia poderia prejudicar a autoridade do domínio?
Em caso positivo, há como mitigar os efeitos desta estratégia? Sendo assim, o desenvolvedor pensava que a variação de um conteúdo seria capaz de prejudicar a autoridade do domínio. Vamos ver o que John Mueller respondeu.
Para John Mueller, não existe uma métrica de autoridade de domínio
Assim, John Mueller dividiu sua resposta em duas partes. A primeira trata sobre a autoridade de domínio, enquanto a segunda versa a variação do conteúdo. São conceitos diferentes que merecem atenção.
Portanto, segundo John Mueller o Google não trabalha com o conceito de autoridade de domínio. Ressalta, ainda, que deve ser uma métrica de terceiros. Sendo assim, o desenvolvedor deve verificar diretamente com a fonte das informações.
Agora, sobre a variação do conteúdo, não há problema em trabalhar com esta estratégia. Aliás, John afirma que não há problema em criar material em torno do mesmo snippet de código. É como escrever variações sobre o mesmo tema.
Além disso, John argumenta que a variação do conteúdo é muito útil e exclusiva. Ou seja, você pode escrever sobre o mesmo assunto sobre várias perspectivas. Na verdade, é uma estratégia que os profissionais de SEO usam com frequência.
Assim, no caso exposto no SEO Office-hours, o desenvolvedor pode abordar sobre o mesmo snippet de código em mais de um texto. É uma prática recomendada e pode trazer ótimos resultados. Portanto, a variação do conteúdo é sempre bem-vinda.
Para concluir
O Google SEO Office-hours é uma ótima oportunidade para você aprender e tirar suas dúvidas sobre o assunto. Como foi dito, o analista John Mueller é o apresentador do programa e responde às perguntas dos desenvolvedores. Acompanhe o canal do Google Search Central para ter mais informações.
Veja as matérias:
- LinkedIN quer aumentar a visibilidade do seu negócio
- John Mueller explica o ranqueamento do site com idiomas diferentes
- Idiomas diferentes no título e no conteúdo prejudicam o ranqueamento
Para concluir, hoje você aprendeu que, para o Google, não existe métrica de autoridade de domínio. Além disso, vale a pena trabalhar nas variações do conteúdo. É uma estratégia que pode ajudar no desempenho do SEO.