Goiânia, 16 de maio de 2022. A partir do dia 13 de maio, o Google Search Console pode mostrar mais dados para desktop. Assim, é possível verificar um aumento nas impressões no relatório de experiência da página. Há poucos dias, a Big Tech divulgou a novidade na página de suporte.
Além disso, os canais Search Engine Journal e Search Engine Roundtable também anunciaram a notícia. Como se não bastasse, o jornalista Barry Schwartz tirou algumas dúvidas com John Mueller através do Twitter. A seguir, confira os detalhes do novo recurso do Google.
O que vamos aprender hoje?
Google pode mostrar mais dados para desktop
A cada dia que passa o Google nos surpreende com suas novidades. Na semana passada, além do evento I/O 2022, tivemos outras questões que movimentaram o ambiente online. Um deles trata sobre uma nova função do Search Console.
Para quem não sabe, o Google Search Console é uma ferramenta gratuita que fornece as métricas do seu site. Sendo assim, você precisa ser proprietário da página para ter os benefícios desse recurso. São indispensáveis para os profissionais do ramo.
Assim, o Google noticiou uma atualização nos relatórios de desempenho do Search Console. Ao que parece, agora ele pode entregar informações sobre novos tipos de impressões. Vamos ver a seguir.
As novas impressões no Google Search Console
Desse modo, o Google Search Console agora pode registrar novas impressões no relatório de experiência da página. Nesse caso, elas estão vinculadas ao desktop, bem como as principais notícias. Com isso, o proprietário do site é capaz de perceber um aumento nas impressões.
Assim, o relatório mostra mais informações no Search Console. Aliás, com o filtro de “Boa Experiência da Página” podemos averiguar os dados relacionados ao desempenho de pesquisa e de notícias. Portanto, é um novo jeito de catalogar os dados.
Além disso, o Google adverte que o relatório não gera mais impressões ao site. Em contrapartida, ele traz informações de outras fontes. Nesse caso, são aquelas provenientes do desktop, das notícias e, como já sabemos, na pesquisa.
Dessa forma, o Google é capaz de registrar novos tipos de impressões, o que aprimora ainda mais o relatório do Search Console. Portanto, não se espante com a alta no desempenho. A Big Tech apenas mostra outros canais que seu site impactou os usuários.
Últimas palavras
Hoje você conheceu um novo jeito que o Google Search Console entrega as informações sobre o seu site. A partir de agora, os relatórios trazem dados a respeito das impressões no desktop e notícias. Com isso, você poderá repensar na estratégia de comunicação da sua página.
Veja as matérias:
- Como o Google Analytics 4 pode construir o seu público-alvo?
- Confira as principais notícias do Google, segundo Barry Schwartz
- Google Search Console pode deixar de fornecer relatórios
Por fim, a partir do dia 13 de maio, o Google Search Console pode mostrar mais dados em seus relatórios para desktop. Não significa um aumento nas impressões, mas sim uma nova classificação das informações. Aproveite para definir novas táticas para o seu site.