Hoje, dia 26/04/2022, foi publicado o episódio 36 do podcast Search Off the Road. Na oportunidade, o expert em SEO, Kenichi Suzuki, concedeu uma entrevista ao Google. Assim, ele e os anfitriões, Gary Illyes e Lizzi Sassman, conversaram sobre estratégias de marketing, SEO e arroz.
Nesse sentido, o Google Search Off The Road é um podcast da Big Tech que mostra os bastidores da equipe. O time aproveita para abordar as tendências, problemas e ferramentas que deram certo. É uma ótima oportunidade para aprender mais sobre SEO.
Veja as matérias:
- Google dá dicas para melhorar a performance no WordPress
- Como melhorar o tráfego orgânico do seu site
- Segundo a Forbes, a automação está transformando o ambiente digital
O que vamos aprender hoje?
Google Search Off The Road e a entrevista de Kenichi Suzuki
Para início de conversa, Kenichi Suzuki é um dos maiores especialistas de SEO no Japão. Afinal, não é à toa que Gary Illyes é seu fã. O entrevistado é usuário da internet desde 1990.
Sendo assim, a entrevista de Kenichi Suzuki já era esperada pelos fãs, inclusive do Google. O podcast é uma ótima fonte de informação, em especial aqueles que querem se especializar em SEO. Durante o programa, tanto os anfitriões como o convidado deram dicas para melhorar os resultados das campanhas.
Entretanto, o programa começou com um papo descontraído e assuntos pouco relevantes. Até que indagaram Kenichi sobre os seus primeiros passos. Foi aí que ele surpreendeu a todos.
Antes de atuar na Internet, Kenichi dava aulas sobre sistemas de rede. Assim, o convidado tinha mais facilidade em ensinar do que trabalhar como engenheiro. A habilidade didática influenciou o expert na sua trajetória pelo ambiente online.
Arroz e SEO
Nesse contexto, Kenichi expõe que seu primeiro blog foi sobre arroz. Na época, seus pais cultivavam o grão. Portanto, a meta era gerar conteúdo para melhorar a renda familiar.
Contudo, Kenichi não teve bons resultados. Pois ele não aplicava as técnicas de SEO. Logo, seu blog não era visto e muito menos lembrado.
No programa, o entrevistado disse que seu erro foi criar conteúdo para ele e não para os usuários. Um dos objetivos era escrever conforme a sua vontade. No entanto, a gente sabe que, para fins de SEO, isso não funciona.
Além disso, conforme Gary destacou, a maioria do público japonês já sabia tudo sobre arroz. O conteúdo não era relevante para a comunidade local. Em pouco tempo, Kenichi desistiu do site.
O blogueiro frustrado se tornou um dos maiores experts de SEO
Num certo momento da sua trajetória, Kenichi conheceu o SEO. A partir disso, seus amigos o influenciaram a ensinar sobre a técnica. Logo, ele começou a escrever sobre o tema.
No entanto, no início da jornada alguns problemas atrapalham Kenichi. Dessa forma, o algoritmo do Google nos Estados Unidos não era o mesmo do Japão. Portanto, o conteúdo continuava a ser irrelevante.
Hoje em dia, a atualização é muito mais rápida. Contudo, conforme ressaltado por Kenichi, o Google demora para atualizar os documentos. Nesse sentido, a anfitriã Lizzi concordou, mas acrescentou que a Big Tech trabalha muito para diminuir o prazo de tradução.
Ao final, Kenichi dá algumas dicas para aqueles que desejam aprender sobre SEO. A principal é acompanhar o conteúdo postado pelas autoridades no assunto. Além disso, ele destacou a importância de participar dos eventos do Google para esclarecer as dúvidas dos desenvolvedores.
Acompanhe algumas autoridades de SEO no Twitter:
Últimas palavras sobre a entrevista que Kenichi Suzuki deu ao Google
Por fim, o Search Off The Record é uma ótima oportunidade para conhecer os bastidores do Google. A entrevista de Kenichi é o lançamento recente do programa. Ouça o podcast na íntegra:
O Search Central é um ótimo canal de comunicação. Além da entrevista de Kenichi Suzuki, o Google aborda outros temas interessantes. Portanto, é uma fonte de conteúdo indispensável para quem quer ser especialista em SEO.