Na semana passada, o fórum Webmaster World recebeu muitas postagens dos desenvolvedores especialistas em SEO. De acordo com as mensagens, houve uma grande oscilação de tráfego entre os dias 13 e 14 de abril. Assim, os rumores apontam que o Google pode ter atualizado o algoritmo de classificação da pesquisa.
Veja as matérias:
- Google Lens pode melhorar a experiência de pesquisa
- Segundo a Forbes, SEO e E-commerce são ótimas oportunidades
- Alterar URLs para testes pode prejudicar o SEO
O que vamos aprender hoje?
Oscilações no tráfego indicam atualização do algoritmo
Recentemente, o jornalista Barry Schwartz, do portal Se Roundtable, trouxe alguns indícios da atualização do algoritmo do Google. As oscilações no tráfego e as mensagens nos fóruns especulam pelo upgrade. No entanto, a Big Tech ainda não confirmou a nova versão do recurso.
Ademais, é importante destacar que o Google não comunica todas as atualizações. A última que a Big Tech confirmou foi o upgrade de análises de produtos de março de 2022, que terminou no dia 11 de abril. Contudo, nos dias 4, 11 e 18 de março aconteceram algumas alterações que também não foram confirmadas.
Assim, na maioria das vezes, as atualizações são descobertas pelos usuários. O Google não confirma todas as atualizações. No entanto, elas aparecem por causa da mudança repentina dos dados na maioria dos sites.
Comunidade da Webmasters World em choque
Conforme relatado por Barry Schwartz, muitos usuários do Webmasters World relataram o mesmo tipo de problema. Uma oscilação brusca no tráfego, sem motivos aparentes. Além disso, as ferramentas de acompanhamento do Google também constataram o problema.
Assim, a maioria dos desenvolvedores afirma que o tráfego subiu muito num dia. Mas, logo na sequência, teve uma queda tão significativa quanto. A única explicação é a mudança nas regras de classificação de pesquisa.
Mesmo assim, os próprios desenvolvedores não sabem o que aconteceu. Eles presumem ser uma “atualização típica não confirmada”. Tudo aconteceu após o Google encerrar o upgrade do algoritmo de análises dos produtos.
Não há confirmação sobre a atualização
Apesar de todos os rumores, o Google não confirmou a atualização. Até o momento, a Big Tech não se manifestou sobre os motivos das flutuações do tráfego. A maioria dos especialistas acredita que é um upgrade do algoritmo de classificação da pesquisa.
Enquanto os rumores não se confirmam, os sites continuam a publicar seus conteúdos. Não há motivo para parar. Em caso de dificuldade você pode ter acesso ao suporte do Google.
Por fim, nos dias 13 e 14 de abril os desenvolvedores perceberam uma oscilação no tráfego e atribuíram ao upgrade. Ao que parece, o Google pode ter atualizado o algoritmo de classificação da pesquisa. No entanto, a Big Tech não confirmou a atualização do sistema.