A princípio, a nossa sociedade tem uma relação de amor e ódio com as ferramentas automatizadas. Afinal, ela é uma ameaça à produtividade do ser humano. Nos dias de hoje, a Forbes entende que a automação está transformando o ambiente digital.
Apesar da recente publicação da Forbes, o assunto já é muito debatido entre os profissionais de TI e marketing. Inclusive, já abordamos o tema da produção de conteúdo por inteligência artificial para SEO. Assim, há outros campos do meio digital que têm muito a ganhar com a automação.
Veja as matérias:
- Sobre o cache AMP, empresas locais e Site Kit
- Segundo a Forbes, SEO e E-commerce são ótimas oportunidades
- Google dá dicas para melhorar a performance no WordPress
O que vamos aprender hoje?
Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e um mercado bilionário
De acordo com o site Statista, a receita total em todo o mundo no nicho de publicação digital ultrapassa os R$ 100 bilhões. É um mercado que não para de crescer. Principalmente com a globalização do acesso a Internet.
O cenário, apesar de próspero, traz muitos desafios. O principal deles é produzir conteúdo de qualidade. No meio de tanta informação, se destaca quem faz um trabalho bem feito.
O Google está criando novas formas de pesquisa. Os usuários podem fazer as buscas a partir de voz e até imagens. Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) é uma grande aliada.
Além dela, o Aprendizado de Máquina (ML) também pode ajudar na empreitada. Juntas, elas têm capacidades super-humanas, principalmente na análise de dados e raciocínio lógico. Aliás, as ferramentas já estão disponíveis.
Tanto a IA como a ML são ferramentas indispensáveis para melhorar o seu posicionamento online. Elas podem transformar os processos de publicação no ambiente digital. Na sequência, vamos te mostrar como implementar os dois recursos na sua comunicação.
O usuário quer conteúdo personalizado
Cada vez mais o usuário anseia por conteúdo personalizado. É um dos assuntos mais discutidos entre os profissionais de marketing digital. A personalização sempre existiu, mas, agora, ela está em outro patamar.
A mudança começou quando os algoritmos de ML foram utilizados para entender os padrões comportamentais do usuário. O programa traz recursos para que a mensagem personalizada seja entregue ao público alvo. De acordo com o Instapage, 74% dos visitantes não gostam de navegar num site sem personalização.
Os profissionais de marketing experimentam vários tipos de conteúdo para entregar a mensagem certa para o público correspondente. O ML é um ótimo aliado. Ele pode avaliar o formato de material mais desejado pelos usuários.
Tradução é fundamental
Atualmente, o conteúdo multilíngue não é mais uma opção, ele passou a ser obrigatório. Afinal, com a Internet, o seu site pode ser visto em qualquer país do planeta. Dessa forma, as ferramentas de IA e ML são capazes de realizar traduções sofisticadas e direcionadas ao público alvo.
Nos dias de hoje, é difícil comparar o trabalho de um tradutor com o da IA. Apesar do toque humanizado, a máquina pode ser mais rápida e eficiente. O programa pode eliminar a possibilidade de erro humano e produzir traduções certeiras.
Ademais, as grandes empresas como Google e Facebook utilizam um recurso chamado de tradução automática neural. Ele consegue entregar traduções mais precisas e contextualmente sólidas. Como se não bastasse, pode acelerar todo o processo de uma forma cada vez mais natural.
Auto-tagging
Nesse quesito, há rumores de que o auto-tagging é o campo mais crucial para a aplicação da IA. O nicho de publicação online pode se beneficiar muito com o recurso. Afinal, nada melhor do que um programa que saiba direcionar os metadados de forma automática.
Os sistemas de gerenciamento de conteúdo permitem que os editores trabalhem com mais agilidade. Principalmente na hora do auto-tagging. As ferramentas de IA podem dar sugestões relevantes através das redes neurais.
Sobre este quesito, é provável que a Forbes tenha usado da automação para melhorar seu posicionamento no ambiente digital. O auto-tagging é uma ótima ferramenta.
Formatação do conteúdo
Um outro desafio na produção de um conteúdo de qualidade está na sua formatação. Afinal, os editores lidam com um grande volume de trabalho. Além disso, cuidar da estrutura, da ortografia, dentre outros pontos, é complicado e leva tempo.
Como se não bastasse, a necessidade de criar conteúdo bom e personalizado não vai desaparecer da noite para o dia. Por tal motivo, os editores devem usar ferramentas de IA ou ML em prol da produtividade.
Aplicativos como Grammarly, Ginger, Jetpack, Online Correction, são ótimos aliados dos redatores e editores. Eles oferecem sugestões em tempo real para corrigir a ortografia e melhorar a gramática.
Automação e SEO
A saber, o SEO é um grande aliado das publicações digitais. É o mecanismo que direciona o conteúdo para os primeiros lugares nos mecanismos de busca. É uma ferramenta indispensável para o sucesso no ambiente digital.
O SEO inclui a pesquisa de palavras-chave, o estudo dos concorrentes, a otimização das imagens, tags, metadados e por aí vai. Apesar do Google penalizar o uso de IA para geração de conteúdo, há como usar o ML para auxiliar na formatação.
Como exemplo, imagine uma publicação com muitas imagens. Além das legendas, todas elas precisam ser classificadas numa categoria específica. O ML pode automatizar o processo para facilitar a formatação do conteúdo.
Aprenda com o Google:
- Suporte do Webmasters
- Produtos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
- Comunidade da Central de Pesquisa do Google
Automatize os processos para publicar o seu conteúdo
Dessa forma, o próximo caminho é no sentido da automatização dos processos para publicação de conteúdo. Ademais, o mercado pede por materiais de qualidade num ritmo consistente. Por isso, a ajuda dos programas e dos procedimentos automáticos é indispensável.
Tanto é verdade que até a Forbes concorda que a automação está transformando o ambiente digital. As ferramentas são aliadas do mercado e dos editores. Ainda mais num momento próspero para as publicações online.