O que é experiência do usuário? 4 dicas para melhorar

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 7 leitura mínima
Imagem: experiência do usuário

A experiência do usuário, ou o user experience (UX), é um ponto crucial de qualquer negócio, e você deve saber como isso influência no seu dia a dia. 

As pessoas estão se tornando cada vez mais exigentes, e a sua empresa precisa acompanhar essas necessidades dos clientes. Dito isso, saiba como colocar em prática uma melhor experiência do usuário

O que é a experiência do usuário ou a UX? 

De modo a contextualizar melhor o tema, é interessante trazermos um conceito, mesmo que geral, do que é a experiência do usuário.

Em resumo, a UX pode ser definida como uma reunião de elementos que resultam na melhor experiência que o usuário tem com o seu serviço ou produto. 

Nesse sentido, a UX traz consigo toda e qualquer percepção que os clientes têm ao utilizar o seu serviço ou produto comercializado. 

Portanto, essa experiência tem uma relação íntima com emoções e respostas psicológicas. 

Logo, não há como se negar a importância que a UX tem para o seu negócio, como o impacto do usuário com a marca. 

Caso você queira melhorar a experiência do usuário, uma opção interessante é investir em SEO, melhorando tanto a usabilidade como a navegabilidade. 

Afinal, o Google prioriza a experiência do usuário ao mostrar resultados nos buscadores

Experiência do usuário nos sites

Todos os atos do seu negócio se resumem à experiência do usuário. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, pense em como isso impactará os clientes futuramente, essencial para a fidelidade desses clientes e captação de novos. 

Nesse sentido, ao comentar sobre a UX em sites, é inegável citar como o SEO conduz toda a diferença. 

Embora esse ponto tenha uma ligação mais próxima com o design, é preciso se preocupar com a usabilidade, design, conteúdo e acessibilidade. 

Sendo assim, de modo a melhorar como o usuário vê o seu site e a sua experiência na totalidade, vá além. 

Comece a modificar o design do seu site, com o intuito de melhorar o ranqueamento na SERP, por exemplo. Isso fará as vendas dispararem. 

Para ser possível melhorar a experiência do usuário, você deve entender melhor os seus usuários, o que resultará em satisfação e confiança na sua marca. 

Após isso, chegará o momento de investir em estratégias de tráfego orgânico. 

O SEO possui um papel primordial, otimizar sites nos motores de busca, fazendo com que essas páginas sejam mais fáceis de encontrar. 

Relação entre o SEO, experiência do usuário e a usabilidade

Como você pôde perceber, a experiência do usuário engloba muitos fatores até resultar em algo concreto. 

E um dos fatores é a usabilidade, isto é, como o usuário consegue finalizar o seu objetivo no site sem que haja a necessidade de clicar várias vezes. Em resumo, é a facilidade na hora de comprar ou contratar um serviço

Sendo assim, vemos como existe uma relação nítida entre a usabilidade, SEO e experiência do usuário

Ao contrário do que muitos pensam, o SEO (Search Engine Optimization) não serve somente para otimizar o site

Por outro lado, o SEO pode ser utilizado na interação que os usuários têm no seu site. Ao investir em um conteúdo otimizado, as pessoas poderão encontrar com mais facilidade e trocar comentário. 

Tanto o SEO como a UX trabalham de formas distintas, contudo, complementares. No final, os dois possuem objetivos parecidos: melhorar o user experience. 

No que se refere ao ranqueamento, a UX auxilia, indiretamente, a melhorar a experiência que o usuário tem com o seu site. 

O SEO se refere ao engajamento do site, e a usabilidade ao aumento de cliques, o que se resume a uma melhor experiência do usuário

Como colocar em prática a experiência do usuário? 

Não existe uma regra específica ou um padrão de como aplicar técnicas que melhoram a UX. 

Isso depende da estratégia que você adotou. No entanto, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento. 

O usuário precisa estar no centro

Se você melhorará a experiência que o usuário tem, comece colocando-o no centro de todo o seu planejamento. 

Por isso, conheça mais do perfil desses usuários, fazendo pesquisas, por exemplo. 

Esse é o primeiro passo para qualquer estratégia, na verdade. Afinal, apenas conhecendo de verdade o seu cliente que você poderá colocar em prática campanhas de seu interesse. 

Não se limite às métricas tradicionais 

Ao falar em experiência do usuário, temos em mãos um tema muito subjetivo. Em especial, pelo fato de que os seus clientes não iguais. 

Apesar de você ter traçado um perfil próximo ao ideal para o seu negócio, cada um possui a sua particularidade. 

Logo, você não deve se limitar às métricas tradicionais para entender o seu usuário, e sim outras formas de compreender a melhor forma de experiência para ele. 

Apenas as métricas tradicionais não são suficientes, inclua o engajamento do site, grau de satisfação dos clientes e adoção de serviços e produtos. 

Além disso, conte também com realização de sugestões de ação, como cadastro em newsletter, preencher formulários ou fazer o download. 

Baixo bounce rate

O bounce rate é a taxa de rejeição que o seu site tem, e se a sua página tem uma baixa taxa, indica que os usuários aceitam muito bem o que lhe é compartilhado. 

Caso o tempo de sessão seja alto! Isso significa que os usuários passam muito tempo olhando o seu site. 

Além de contar com a otimização em SEO (desde a estrutura até o conteúdo), a velocidade do carregamento é um fator que influencia a métrica de bounce rate

Alta conversão 

Por fim, outro elemento para colocar a experiência do usuário em prática é priorizando uma alta conversão. Por exemplo, um excelente indicativo é quando o site obedece aos CTAS e os usuários passam muito tempo navegando a página. 

Esses usuários gostam tanto do que está sendo alimentado no site que se inscreve para receber conteúdos ou concluindo uma compra. 

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.