Qual é a diferença entre SEO e CEO?

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 6 leitura mínima
Imagem: thomazmkt.com

Atualmente, vivemos em uma realidade onde o meio digital já é algo comum, bem como as suas estratégias — a exemplo do marketing digital. Paralelo a isso, também muito se comenta acerca do empreendedorismo. Nesse sentido, duas siglas que ganharam destaque recentemente foram SEO e CEO, mas você sabe a diferença entre elas? 

É comum ver que, constantemente, surgem termos novos no mundo virtual, e alguns são muito parecidos. Esse é o caso do SEO e do CEO, porém, embora sejam parecidas, essas siglas possuem diferenças muito marcantes, e é o que veremos a seguir. 

O que é CEO? 

A priori, trouxemos um conceito da sigla CEO, ou Chief Executive Officer, com tradução de diretor-executivo. Isto é, o CEO é uma pessoa responsável por toda a empresa

Esse profissional se encontra no topo de uma hierarquia empresarial, por isso, é o mais importante de todos. 

Além disso, podemos citar que o CEO é responsável por organizar a empresa, as estratégias seguidas e a visão geral do negócio. Portanto, este é um cargo imprescindível. 

Os mais conhecidos nomes do mundo inteiro são Jeff Bezos (Amazon), Tim Cook (Apple) e Mark Zuckerberg (Facebook). 

O que é SEO? 

Por outro lado, o SEO, ou Search Engine Optimization, se trata de uma estratégia de marketing digital, voltada para a otimização de sites

Como o nome já nos propõe, o SEO é utilizado para melhorar o ranqueamento das páginas em buscadores, como o Google. 

Com o SEO, você pode ter uma melhor desempenho na internet, gerando a autoridade da sua marca. Logo, aplicar o SEO se trata de um método eficaz com resultados frutíferos a longo prazo para a empresa.

Caso você queira melhorar as taxas de conversão, por exemplo, invista em SEO

Inclusive, o SEO não é um termo amplamente conhecido como é o CEO, por se tratar de uma estratégia de marketing digital

Por mais que o marketing digital esteja se tornando muito reconhecido, ainda há muito o que percorrer até se tornar algo difundido na sociedade. 

A importância do SEO 

O SEO considera a mudança de hábitos dos consumidores hoje em dia, como a sua posição em relações de compra, venda e contratação. 

Isso porque os clientes estão se tornando mais exigentes, e as empresas precisam acompanhar essa evolução. 

Nesse cenário, vemos como é importante investir em SEO, de modo a conquistar os clientes através do tráfego orgânico e as suas técnicas. 

Se você deseja estar entre as referências do seu segmento, aplique o SEO no seu site e páginas

Com isso, você terá mais oportunidade de captar e fidelizar clientes. Com essas ações, as suas páginas terão um melhor ranqueamento. Isso significa dizer que, ao pesquisarem por palavras-chave iguais às suas, será mais fácil encontrar o site na primeira página de resultados. 

Claro que o seu conteúdo passará por alguns critérios com base no algoritmo do Google, e essa é a importância de investir em técnicas de SEO

Vantagens da aplicação do SEO em seu site

Como você já pôde perceber, a principal vantagem de aplicar o SEO em seu site é trazer mais visibilidade para o conteúdo compartilhado. Porém, outros benefícios devem ser citados. 

Um dos benefícios de aplicar as técnicas de SEO em seu site é que isso não requer nenhum investimento direto, como ocorre com o tráfego pago. Caso você queira investir, invista na contratação de profissionais do meio, por entenderem como aplicar o SEO adequadamente

Essa, na verdade, é a melhor opção, tendo em vista a complexidade do SEO. Não que o SEO em si seja difícil de entender, e sim que essa estratégia exige estudo e elaboração para trazer bons resultados. 

O SEO envolve, por exemplo, conteúdos de qualidade e robustos, utilizando as palavras-chave adequadas, backlinks e demais questões técnicas. 

Ademais, um profissional de SEO poderá trazer outro benefício: melhorar o carregamento desta página. 

A sua página deve ter um tempo curto de carregamento, ser responsivo e intuitivo. Isso sem contar com o title e meta description. Portanto, o SEO visa melhorar toda a experiência do usuário. Com isso, essas técnicas melhoram o reconhecimento e autoridade de sua marca. 

Como aplicar o SEO em um site? 

Nada impede que você aplique o SEO independentemente, porém, é preciso saber como fazer isso. O SEO é um conjunto de técnicas gratuitas, como pudemos ver acima. 

Contudo, essas técnicas possuem a sua complexidade. Por isso, pode-se contar com o auxílio de um profissional preparado

Geralmente, para a aplicação do SEO, é preciso se preocupar em elaborar palavras-chave bem direcionadas e incluir as Keywords adequadas. 

Além disso, todas as técnicas devem se comunicar com o público do seu negócio. Tenha atenção, ainda, com o plágio, pois isso não ranqueará bem o seu site.

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.