Atualmente, vivemos em uma realidade onde o meio digital já é algo comum, bem como as suas estratégias — a exemplo do marketing digital. Paralelo a isso, também muito se comenta acerca do empreendedorismo. Nesse sentido, duas siglas que ganharam destaque recentemente foram SEO e CEO, mas você sabe a diferença entre elas?
É comum ver que, constantemente, surgem termos novos no mundo virtual, e alguns são muito parecidos. Esse é o caso do SEO e do CEO, porém, embora sejam parecidas, essas siglas possuem diferenças muito marcantes, e é o que veremos a seguir.
O que é CEO?
A priori, trouxemos um conceito da sigla CEO, ou Chief Executive Officer, com tradução de diretor-executivo. Isto é, o CEO é uma pessoa responsável por toda a empresa.
Esse profissional se encontra no topo de uma hierarquia empresarial, por isso, é o mais importante de todos.
Além disso, podemos citar que o CEO é responsável por organizar a empresa, as estratégias seguidas e a visão geral do negócio. Portanto, este é um cargo imprescindível.
Os mais conhecidos nomes do mundo inteiro são Jeff Bezos (Amazon), Tim Cook (Apple) e Mark Zuckerberg (Facebook).
O que é SEO?
Por outro lado, o SEO, ou Search Engine Optimization, se trata de uma estratégia de marketing digital, voltada para a otimização de sites.
Como o nome já nos propõe, o SEO é utilizado para melhorar o ranqueamento das páginas em buscadores, como o Google.
Com o SEO, você pode ter uma melhor desempenho na internet, gerando a autoridade da sua marca. Logo, aplicar o SEO se trata de um método eficaz com resultados frutíferos a longo prazo para a empresa.
Caso você queira melhorar as taxas de conversão, por exemplo, invista em SEO.
Inclusive, o SEO não é um termo amplamente conhecido como é o CEO, por se tratar de uma estratégia de marketing digital.
Por mais que o marketing digital esteja se tornando muito reconhecido, ainda há muito o que percorrer até se tornar algo difundido na sociedade.
A importância do SEO
O SEO considera a mudança de hábitos dos consumidores hoje em dia, como a sua posição em relações de compra, venda e contratação.
Isso porque os clientes estão se tornando mais exigentes, e as empresas precisam acompanhar essa evolução.
Nesse cenário, vemos como é importante investir em SEO, de modo a conquistar os clientes através do tráfego orgânico e as suas técnicas.
Se você deseja estar entre as referências do seu segmento, aplique o SEO no seu site e páginas.
Com isso, você terá mais oportunidade de captar e fidelizar clientes. Com essas ações, as suas páginas terão um melhor ranqueamento. Isso significa dizer que, ao pesquisarem por palavras-chave iguais às suas, será mais fácil encontrar o site na primeira página de resultados.
Claro que o seu conteúdo passará por alguns critérios com base no algoritmo do Google, e essa é a importância de investir em técnicas de SEO.
Vantagens da aplicação do SEO em seu site
Como você já pôde perceber, a principal vantagem de aplicar o SEO em seu site é trazer mais visibilidade para o conteúdo compartilhado. Porém, outros benefícios devem ser citados.
Um dos benefícios de aplicar as técnicas de SEO em seu site é que isso não requer nenhum investimento direto, como ocorre com o tráfego pago. Caso você queira investir, invista na contratação de profissionais do meio, por entenderem como aplicar o SEO adequadamente.
Essa, na verdade, é a melhor opção, tendo em vista a complexidade do SEO. Não que o SEO em si seja difícil de entender, e sim que essa estratégia exige estudo e elaboração para trazer bons resultados.
O SEO envolve, por exemplo, conteúdos de qualidade e robustos, utilizando as palavras-chave adequadas, backlinks e demais questões técnicas.
Ademais, um profissional de SEO poderá trazer outro benefício: melhorar o carregamento desta página.
A sua página deve ter um tempo curto de carregamento, ser responsivo e intuitivo. Isso sem contar com o title e meta description. Portanto, o SEO visa melhorar toda a experiência do usuário. Com isso, essas técnicas melhoram o reconhecimento e autoridade de sua marca.
Como aplicar o SEO em um site?
Nada impede que você aplique o SEO independentemente, porém, é preciso saber como fazer isso. O SEO é um conjunto de técnicas gratuitas, como pudemos ver acima.
Contudo, essas técnicas possuem a sua complexidade. Por isso, pode-se contar com o auxílio de um profissional preparado.
Geralmente, para a aplicação do SEO, é preciso se preocupar em elaborar palavras-chave bem direcionadas e incluir as Keywords adequadas.
Além disso, todas as técnicas devem se comunicar com o público do seu negócio. Tenha atenção, ainda, com o plágio, pois isso não ranqueará bem o seu site.