Goiânia, 09 de maio de 2022. Segundo o Google, o uso de componentes não prejudica o bom desempenho do SEO. Na sexta-feira, dia 06/05/2022, o canal no Youtube do Google Search Central postou mais um episódio do Office-hours. Confira o vídeo em que o especialista John Muellers traz explicações sobre o tema:
Nesse sentido, na última edição do Google SEO Office-hours, o apresentador John Mueller respondeu dez perguntas sobre o tema. Hoje, nós vamos mostrar como o uso de componentes influencia no resultado dos mecanismos de busca. Aliás, você pode encontrar mais informações sobre o assunto na página de suporte da Big Tech.
O que vamos aprender hoje?
Google SEO Office-hours
A princípio, vale lembrar que o Google SEO Office-hours é um evento periódico onde os especialistas da Big Tech tiram as dúvidas dos participantes. Há duas versões: ao vivo e gravada. Para participar do próximo programa, basta se inscrever e seguir as práticas recomendadas.
Dessa forma, a primeira pergunta que fizeram a John Mueller no evento da última sexta-feira foi sobre o uso de componentes e o SEO. Sendo assim, o participante indagou:
“Posso usar os componentes da web para SEO ou isso pode prejudicar o meu site?”
Em resumo, John afirma que não há problemas. Aliás, os componentes podem ajudar o ranqueamento do site.
O uso de componentes prejudica o SEO?
Em primeiro lugar, John explica que os componentes são usados para definir alguns parâmetros do site. Geralmente, tais recursos são integrados a uma estrutura do JavaScript. Ou seja, a essência é criar um padrão de configuração capaz de ser reutilizado em cenários parecidos.
Como exemplo, imagine que o seu site precisa de um calendário em uma das páginas. Você pode implementá-lo através de um componente da web. O mesmo acontece para as finalidades de SEO.
No caso, existem muitas estruturas de JavaScript que deveriam ser testadas para analisar o desempenho do SEO. Aliás, o Google Search Console oferece uma ferramenta de inspeção de URL. Ela é capaz de renderizar a página para te mostrar quais são as informações que estão lá ou não.
Se todas as informações estiverem lá, então está tudo pronto. No entanto, se faltar algum dado, então é necessário estudar a documentação em sites de JavaScript para solucionar o problema. As páginas de suporte dão todo o apoio que o desenvolvedor precisa.
Chegamos ao fim
Sendo assim, John Mueller explicou que os componentes da web podem melhorar o desempenho do SEO. No entanto, o desenvolvedor precisa conhecer a documentação de JavaScript. Assim, ele pode usar o recurso sem prejudicar o ranqueamento da página.
Veja as matérias:
- Confira o episódio 37 do podcast Google Search Off the Record
- Conheça as novidades da semana sobre Google com Barry Schwartz
- 6 dicas do Google para otimização de imagens em e-commerce
Por fim, hoje nós te mostramos uma das novidades do último programa SEO Office-hours. Na oportunidade, o Google informou que o uso de componentes não prejudica o SEO. Além disso, o especialista John Mueller deu dicas sobre o assunto.