Goiânia, 17 de maio de 2022. Produzir conteúdo não é uma tarefa fácil, ainda mais com tantos criadores na Internet. Sendo assim, o canal Google For Creators lançou um vídeo para te ajudar na sua jornada. Portanto, confira a seguir a produção Como criar títulos quentes com as 5 dicas do Google:
Hoje, vamos te passar um resumo do vídeo em que Ross Jennings apresentou. São 5 dicas para te ajudar a criar títulos mais atraentes e clicáveis. Afinal, para ter um bom resultado em SEO, o texto de chamada é fundamental.
O que vamos aprender hoje?
Confira as 5 dicas do Google de como criar títulos quentes
Nesse caso, mostraremos a você as dicas que Ross divulgou no vídeo que o Google publicou. Elas são fundamentais para melhorar o alcance da sua página. Não é à toa, já que o primeiro contato do leitor com o seu conteúdo é através do título.
Portanto, siga atento para absorver todos os detalhes. São dicas simples, fáceis de absorver, mas, muitas vezes, difíceis de botar em prática. No entanto, elas podem trazer resultados positivos.
1. As pessoas amam mais os títulos que o texto
Na sua primeira dica, Ross afirma que os leitores preferem os títulos ao invés do texto. Não concorda? Então analise a performance dos blogs de lista, eles estão sempre bem colocados.
Assim, quando você promete algo ao leitor, é importante entregar através dos subtítulos. Com isso, ele pode entender um pouco do material sem consumir todo o conteúdo. A maioria dos usuários pensa dessa forma.
2. Priorize a simplicidade
Na maioria das vezes, os redatores gostam de extrapolar na criatividade para desenvolver títulos mirabolantes. Mas isso nem sempre funciona. Assim, vale mais a pena usar um título simples, que seja decifrável à primeira vista, do que um criativo, que demande mais atenção do leitor.
Nesse caso, Ross traz o exemplo do seguinte título: Experimente essas dicas comprovadas que aumentarão seu tráfego e engajamento rapidamente. De acordo com o apresentador, ela é criativa, mas não é funcional.
3. Palavras sensoriais
Essa dica é fundamental para blogs de culinária, esporte ou assuntos mais sensíveis. Assim, as palavras sensoriais podem ajudar o leitor a experimentar a sensação proposta pelo texto. Vamos analisar o exemplo de Ross.
Um blog de culinária optou pelo texto Receita de bife escaldante com molho chipotle quente e batatas fritas crocantes ao invés de Lombo com molho picante e batatas. Qual dos dois títulos despertou o interesse? Para Ross, o primeiro deu água na boca, enquanto o segundo nem chamou atenção.
4. Fotos originais
Pode parecer que fotos originais não tem vínculo com o título, mas isso não é verdade. Lembre-se que, na maioria dos blogs, uma imagem está vinculada ao conteúdo. Aliás, o Google considera a otimização das imagens para fins de ranqueamento.
Além disso, o leitor também prefere fotos originais e, principalmente, que dialoguem com o título. Afinal, como diz Ross, com imagens genéricas, o seu conteúdo será somente mais um. Logo, desaparecerá no meio de tantos que circulam pela Internet.
5. Faça uma promessa
Por fim, faça uma promessa no seu título. Aliás, o objetivo principal da headline é fazer uma proposta aos leitores. Dessa forma, é importante delimitar todo o texto na primeira linha.
Assim, os leitores têm uma ideia do que o texto trata. Isso melhora a comunicação do seu site e a experiência do usuário. No entanto, não faça promessas que o seu conteúdo não é capaz de cumprir, isso vai contra a política do Google.
Conclusão
Sim, os títulos são ferramentas indispensáveis para a boa comunicação e o bom engajamento. É importante conquistar os leitores logo na primeira linha. Não é à toa que o Google dá dicas sobre a construção de headlines.
Veja as matérias:
- Como o Google Analytics 4 pode construir o seu público-alvo?
- Google Search Console pode mostrar mais dados para desktop
- Em pesquisas genéricas, Google pede por mais informações
Por fim, hoje mostramos como criar títulos quentes com as 5 dicas do Google. Elas são importantes e fazem a diferença no desempenho do seu site. Portanto, coloque-as em prática para melhorar a comunicação do seu blog.