Em primeiro lugar, a equipe de SEO deve estar atenta a muitas situações. Dentre elas, podemos destacar o backlink tóxico, a violação de direitos autorais e diminuição de tráfego com a migração de domínio. Essas foram algumas das questões apresentadas no Google Office Hours.
O que vamos aprender hoje?
Sites que copiam o conteúdo
Nesse sentido, a desenvolvedora Ritu Nagarkoti fez algumas perguntas ao especialista John Muller. Ao que parece, o site dela continha uma porção de backlink tóxico. Ademais, a maioria deles surgiu a partir da violação de direitos autorais.
Veja as matérias:
- SEO para iniciantes: Guia completo para quem está iniciando no marketing
- Web Stories, iscas e o declínio do tráfego
- SEO para texto alternativo da imagem
De acordo com Ritu, muitos sites copiam o conteúdo das suas publicações. Assim, ela é prejudicada por causa das menções e dos assuntos copiados. Uma das medidas adotadas por ela é a migração do domínio.
Google e as ferramentas que asseguram os direitos autorais
Num primeiro momento, Ritu expôs as suas dúvidas sobre backlink. Ao que parece, a desenvolvedora estava com dificuldade na mudança de domínio. Neste aspecto, John Mueller enfatizou que as informações estão disponíveis no Search Console.
Assim, destaca o especialista que no Search Console estão disponíveis as amostras dos links para o domínio solicitado. Além disso, os atalhos direcionados por um outro endereço ainda podem aparecer na ferramenta. John destaca que é um recurso indispensável para verificar os endereços que citaram o site.
Dando continuidade, Ritu alega que seu site sofre de plágio. Por conta disso tem infrações por causa do backlink tóxico. Ela diz que está removendo manualmente todas as URLs infratoras através do Google CTR.
Nesse sentido, John enfatiza que a melhor forma de derrubar a fonte plagiadora é através do processo DMCA. Além disso, a Central de Ajuda explica como rejeitar os links para o seu site. A primeira usa uma política ostensiva, enquanto a segunda age de forma preventiva.
No decorrer do encontro, Michael Lewittes, outro especialista do Google, traz algumas dicas a Ritu. Além do relatório DMCA, ela pode entrar em contato com o host do domínio. O site Who Is Hosting This descobre quem é o responsável e ainda pode notificá-lo pela infração.
Mudança de domínio e diminuição do tráfego
Por fim, Ritu pergunta sobre as flutuações de visitantes com a alteração de endereço. Ela enfatiza que está seguindo checklist disponibilizado pelo Google. Nessa via, John afirma que toda mudança de domínio traz uma diminuição no tráfego.
No entanto, John afirma que o checklist foi desenvolvido para evitar grandes oscilações no tráfego. Porém, elas são inevitáveis. Além disso, a lista deve ser respeitada para que as flutuações sejam mínimas.
Assim, o Google Office Hours respondeu questões que envolvem o backlink tóxico, a infração de direitos autorais e a oscilação de tráfego na migração de domínio. Sem dúvida, é uma ótima fonte para tirar as suas dúvidas sobre SEO.