Em primeiro lugar, a última edição do Google SEO Office Hours aconteceu no dia primeiro de abril de 2022. Na oportunidade, desenvolvedores do mundo todo encaminharam perguntas aos especialistas da Big Tech. Uma delas questionava se a atuação do algoritmo efetuaria a mudança da classificação de um site.
Veja as matérias:
- Dúvidas sobre Googlebot, JavaScript, links e rastreamento
- O uso de abreviações e o efeito negativo no SEO
- Google Search Console tenta mostrar os URLs canônicos
O que vamos aprender hoje?
Comércio, afiliados e perda de autoridade
Assim, na referida versão do Google SEO Office Hours, o desenvolvedor Joy fez a sua pergunta. Sua dúvida era sobre conteúdo de afiliado e contexto patrocinado. Alguns rumores trouxeram preocupação.
De acordo com Joy, o boletim informativo Context da Digiday trouxe informações alarmantes. Ao que parece, foi divulgado que o Google poderá alterar a classificação do site. Principalmente se 40% do tráfego for proveniente de conteúdo comercial ou como afiliado.
Ao que parece, o algoritmo poderia reconhecer esse montante para alterar a classificação do site. Sendo transformado em página de oferta. Com isso, a autoridade seria prejudicada.
O que acontece no sistema de classificação algorítmica
Em resposta, John Mueller acredita que o Google não trabalha com um limite desse tipo. Nesse contexto é muito difícil determinar um marco como esse. É uma forma de classificação que não condiz com a realidade do ambiente online.
Assim, não há como o Google rebaixar um site porque ele tem 50% de páginas comerciais ou com conteúdos de afiliados. Isso reduziria o algoritmo ao sistema interno e não ao que é mostrado ao usuário. Além disso, os sítios eletrônicos são visíveis de maneiras muito diferentes.
Acrescenta que, muitas vezes, o site tem páginas que ninguém acessa. Nesse sentido, não há como penalizá-lo por conta de um material com poucos acessos. Além do mais, seria como julgar o sítio eletrônico com base no que não é mostrado aos usuários.
O algoritmo não pode determinar a mudança de classificação de um site
Dessa forma, John demonstrou a Joy que ele não precisa se preocupar. O algoritmo não consegue determinar um limite percentual de conteúdo. Assim, também não é capaz de penalizar um site por causa das ofertas.
Além disso, se o conteúdo for bom, o algoritmo deve aumentar o seu alcance. Não importa se entre um parágrafo e outro há uma oferta. Desde que o material seja relevante ao usuário.
Por fim, o Google não consegue aplicar um limite percentual de conteúdo para desclassificar a página. Assim, o algoritmo não é capaz de efetuar a mudança de classificação de um site. Mesmo que parte do seu material seja para fins comerciais ou de afiliados.
Aprenda mais com o Google:
- Ajuda e Suporte de SEO do Google
- Guia SEO para iniciantes: princípios básicos
- Google Office Hours edição do dia 01/04/2022